Mario Cravo Neto


Mario Cravo Neto nasceu em 1947 e morreu aos 62 anos em agosto passado. Nasceu em Salvador, na Bahia, cidade pano de fundo da sua obra.

Filho do escultor Mario Cravo Junior, desde cedo conviveu com artistas e intelectuais como Jorge Amado, Pierre Verger, Carybé, Lina Bo Bardi, entre outros.


Desde os 17 anos trabalhava em paralelo com a escultura e a fotografia, mas num determinado momento da carreira, optou pela segunda. Aprimorou seus estudos ao morar em Berlim e rodar a Europa. Estudou com o fotógrafo Max Jacob e com o pintor modernista italiano Emilio Vedova (1919-2006). Aos 21 anos, estudou na Arts Students League, em Nova York.

Aos 28 anos, sofreu um acidente de carro que o deixou com as duas pernas quebradas, obrigando-o a ficar numa cama por cerca de um ano. Assim, começou as séries de fotografias de estúdio em preto e branco "O Fundo Neutro" e "Meus Personagens", as mais conhecidas de sua carreira e que constam em importantes coleções particulares e públicas do mundo.

Cravo Neto foi um dos primeiros fotógrafos brasileiros a ter sua obra valorizada pelo mercado de arte internacional, a introduzir no brasil a idéia da fotografia como objeto de arte colecionável, a discutir tiragem, qualidade de cópia, etc.

Para ver outros trabalhos do fotógrafo, clique aqui.

Referência:
CHIODETTO, Eder. Folha de São Paulo, Ilustrada, E5, 11/08/2009.

Nenhum comentário: